
Isabel de Espanha, Cecília Meireles e Barão de Lucena são as Escolas Vencedoras do
I Festival de Cinema Estudantil Augusto Biglia



“Ei, Você! Que estuda em Viamão. Gosta de fazer cinema? Essa é sua chance de mostrar seu talento. E agora, não diga que não tem tempo. Temos um ano pela frente. Comece agora e ganhe em novembro do ano que vem. Vamos, é agora! Comece já!”
No dia 13 de novembro de 2025, quinta-feira, às 19h, ocorreu a cerimônia de encerramento do I Festival de cinema Estudantil Online Augusto Biglia, no Sesc do Centro de Viamão (Alcebiades de Azevedo dos Santos, 467). O Festival teve o objetivo de fomentar as produções audiovisuais na cidade de Viamão e no meio estudantil. Foi apresentado pelos organizadores: a cineasta, Jornalista e escritora Cláudia Elisabeth Ramos; o ator, dramaturgo e escritor José Paulo Fontes e a atriz, dançarina e escritora Márcia Camargo. Esteve presente representando o Secretário da Cultura do Município de Viamão a senhora Tatiana Livônia.Devido aos concorrentes necessitarem de mais prazo para a finalização dos curtas, não houve a votação online conforme o Regulamento, e os vencedores foram escolhidos pelos organizadores do festival.O curta-metragem “O Bullying” produzido pelos alunos da Escola Estadual Barão de Lucena Pedro, Gabriel, Andrio e Erick ganhou o primeiro lugar na Categoria Kids. Os curtas-metragens “Vamos Conversar?” produzido pela aluna Isabela Aguiar da Escola Estadual Cecília Meireles; e “O Susto” produzido pela aluna Rebeca Rocha da Escola Estadual Isabel de Espanha, dividiram o primeiro lugar na Categoria Teen. Isso por não haver nenhum concorrente na categoria Sênior.


Prazer, Cláudia!
Olá, sou Claudia Elisabeth Ramos, uma jornalista formada pela PUCRS desde os anos 90. Com uma vasta experiência na área, desenvolvi minha carreira com paixão e dedicação.
Sou escritora e tenho mais de 20 livros publicados, explorando diversos temas e estilos. A escrita sempre foi uma forma de expressão profunda para mim, permitindo-me compartilhar histórias, ideias e emoções com o mundo.
Além do jornalismo, sou técnica em direção e roteiros para cinema, o que me permitiu expandir minha visão criativa e técnica na produção audiovisual.
Atualmente, atuo como produtora cultural, contribuindo para a realização de projetos que promovem a cultura e as artes. Acredito firmemente que a arte tem o poder de transformar vidas e construir um mundo melhor, infundindo esperança e inspirando mudanças positivas na sociedade. Sou uma eterna apaixonada pelas artes, em especial pelo cinema, que sempre foi uma fonte inesgotável de inspiração e transformação para mim.




