
Isabel de Espanha, Cecília Meireles e Barão de Lucena são as Escolas Vencedoras do
I Festival de Cinema Estudantil Augusto Biglia
​​​
​​
​
​
​
​
​
​
​​
​
​
​
​
​
​
​
​



“Ei, Você! Que estuda em Viamão. Gosta de fazer cinema? Essa é sua chance de mostrar seu talento. E agora, não diga que não tem tempo. Temos um ano pela frente. Comece agora e ganhe em novembro do ano que vem. Vamos, é agora! Comece já!”
No dia 13 de novembro de 2025, quinta-feira, às 19h, ocorreu a cerimônia de encerramento do I Festival de cinema Estudantil Online Augusto Biglia, no Sesc do Centro de Viamão (Alcebiades de Azevedo dos Santos, 467). O Festival teve o objetivo de fomentar as produções audiovisuais na cidade de Viamão e no meio estudantil. Foi apresentado pelos organizadores: a cineasta, Jornalista e escritora Cláudia Elisabeth Ramos; o ator, dramaturgo e escritor José Paulo Fontes e a atriz, dançarina e escritora Márcia Camargo. Esteve presente representando o Secretário da Cultura do Município de Viamão a senhora Tatiana Livônia.Devido aos concorrentes necessitarem de mais prazo para a finalização dos curtas, não houve a votação online conforme o Regulamento, e os vencedores foram escolhidos pelos organizadores do festival.O curta-metragem “O Bullying” produzido pelos alunos da Escola Estadual Barão de Lucena Pedro, Gabriel, Andrio e Erick ganhou o primeiro lugar na Categoria Kids. Os curtas-metragens “Vamos Conversar?” produzido pela aluna Isabela Aguiar da Escola Estadual Cecília Meireles; e “O Susto” produzido pela aluna Rebeca Rocha da Escola Estadual Isabel de Espanha, dividiram o primeiro lugar na Categoria Teen. Isso por não haver nenhum concorrente na categoria Sênior.​


Prazer, Cláudia!
Olá, sou Claudia Elisabeth Ramos, uma jornalista formada pela PUCRS desde os anos 90. Com uma vasta experiência na área, desenvolvi minha carreira com paixão e dedicação.
Sou escritora e tenho mais de 20 livros publicados, explorando diversos temas e estilos. A escrita sempre foi uma forma de expressão profunda para mim, permitindo-me compartilhar histórias, ideias e emoções com o mundo.
Além do jornalismo, sou técnica em direção e roteiros para cinema, o que me permitiu expandir minha visão criativa e técnica na produção audiovisual.
Atualmente, atuo como produtora cultural, contribuindo para a realização de projetos que promovem a cultura e as artes. Acredito firmemente que a arte tem o poder de transformar vidas e construir um mundo melhor, infundindo esperança e inspirando mudanças positivas na sociedade. Sou uma eterna apaixonada pelas artes, em especial pelo cinema, que sempre foi uma fonte inesgotável de inspiração e transformação para mim.




